Euryphara contentei Boulard, 1982
Só existe em dois ou três sítios do Alentejo. É a cigarra mais ameaçada clique AQUI

(In Gogala, M., Boulard, M., Popov, A., Puissant, S., Hertach, T., Quartau, J., Simões, P., Sueur, J.  & T. Trilar.
Acoustic website on European Singing Cicadashttp://www.cicadasong.eu/ )

botella con zoom

Foto 1. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 2. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 3. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 4. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 5. Ferreira do Alentejo (Alentejo), 4 de Junho de 2010 – predação de E. contentei por Asilídeo (foto JAQuartau). Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 6. Ferreira do Alentejo (Alentejo), 4 de Junho de 2010 – predação de E. contentei por Asilídeo (foto JAQuartau). Use o cursor como uma lupa na imagem

Pequena e frágil cigarra de cor esverdeada e que venho monitorizando há anos. É uma das species mais ameaçadas em Portugal, pois possui populaces reduzidas a efetivos vestigiais.

Distribuição - Em biotopes muito localizados do Baixo Alentejo e do Alto Alentejo. Descrita originalmente de pequena area hoje desaparecida por incêndio na área de Ferreira do Alentejo, foi posteriormente encontrada na zona de Beringel, bem como em pequenas areas muito localizadas perto de Sousel.

Ecologia- Em vegetação herbácea de biotopes muito restritos do Alentejo, sendo de facto muito rara e com distribuição atual muito localizada.

Notas - Machos cantam desde Junho até princípios de Julho, pousados em gramíneas. O som de chamamento de exemplares da localidade tipo (Ferreira do Alentejo) que gravei foram descritos em Quartau&Simões (2003). A principal razão do seu desaparecimento deve-se, sem dúvida, à perda de habitat. Hoje toda aquela zona foi praticamente aproveitada para olivicultura intensiva, bem como para cultura do girassol, o que envolveu a destruição do estrato herbáceo onde esta cigarra vive. Por se tratar de um dos cicadídeos de Portugal mais raros e ameaçados, foi feita recentemente uma análise circunstanciada da sua ecologia e proposta da sua conservação através da criação de microrreservas (Quartau & Simões, 2014).
De interesse quer ecológico, quer conservacionista há a notar a predação desta pequena e frágil cigarra por asilídeos (Diptera) (V. fotos 5 e 6).

QUARTAU, J.A. & P.C. SIMÕES. First description of the calling song produced by Euryphara contentei Boulard, 1982 (Insecta: Hemiptera, Cicadoidea) in Portugal. Arquivos do Museu Bocage, III (22): 563-572.
QUARTAU, J.A. & P.C. SIMÕES. 2014. Microrreservas em entomologia: uma abordagem à conservação de Euryphara contentei (Insecta, Hemiptera, Cicadoidea) em Portugal. In: Professor Carlos Almaça (1934-2010) - Estado da Arte em Áreas Científicas do Seu Interesse. MJ Alves, A Cartaxana, AM Correia, LF Lopes (eds), Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, pp. 99-119.