Cicada orni Linnaeus, 1758
    © Gravação feita por JAQuartau

botella con zoom

Foto 1. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 2. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 3. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

botella con zoom

Foto 4. Beringel (Alentejo), 7 de Junio de 2004 (fotos JAQuartau).
Use o cursor como uma lupa na imagem

É das cigarras mais comuns no nosso país, ocorrendo em quase todo o território, especialmente no centro e sul, podendo algumas das referências, especialmente as mais antigas, reportarem-se a espécies diferentes.

Distribuição - Citada para o Algarve (Castro Marim, Loulé, Tavira, Vila Real de S. António), Baixo Alentejo (Ferreira do Alentejo, Serra do Mendro, Vidigueira), Alto Alentejo (Alter do Chão, Campo Maior, Crato, Elvas, Estremoz, Herdade da Mitra, Monforte, Portel, Serra do Mendro, Sousel), Estremadura (Albarquel, Lisboa, Loures, Monte da Caparica, Serra da Arrábida, Sesimbra), Ribatejo (Alburitel, Paialvo, Serra de Aire e Candeeiros, Tomar) e Beira Litoral (Buçaco, Coimbra, Leiria, Soure), Beira Baixa (Serra da Estrela) e Minho (Serra do Gerêz).

Ecologia- Em diversas árvores como carvalhos (Quercus spp.), eucaliptos (Eucalyptus spp.), oliveiras (Olea europaea), pinheiros (Pinus pinaster e Pinus pinea), etc.

Notas - Machos emitem sinais acústicos desde fins de Junho até início de Setembro pousados em troncos e ramos de diversas árvores e arbustos. O sinal de chamamento, descontínuo, consiste em uma série de elementos sonoros (equemas) produzidos contínua e regularmente. Morfologicamente idêntica a Cicada barbara lusitanica, de que facilmente se distingue pelo seu característico sinal de chamamento descontínuo (contínuo em C. barbara), bem como por uma frequência dominante ligeiramente mais baixa (em média, cerca de 5 kHz vs. 6 kHz em C. barbara). Estas duas espécies podem ocorrer simultâneamente em algumas localidades e, quando em simpatria, as populações de C. orni tendem a desaparecer mais cedo, permanecendo apenas C. barbara lusitanica no campo. Isto evidencia competição acústica entre este par de espécies quando em simpatria, possivelmente pelo sinal de C. barbara poder mascarar o de C. orni.